Tudo que você precisa saber para fazer um mestrado na Espanha

A Espanha é um país com um clima cálido e acolhedor, cheio de oportunidades de lazer para se divertir e, além disso, possui excelentes cursos de mestrado, que estão entre os melhores do mundo. 😍

Se você planeja fazer um mestrado na Espanha, saiba quais são os 7 requisitos imprescindíveis que você precisa para estudar essa carreira de alto nível no exterior. 😎

1. Verifique a validade do seu passaporte 🖹

Pode parecer óbvio, mas muita gente acaba esquecendo de confirmar isso. Por isso, o primeiro passo, antes de iniciar um mestrado na Espanha, é verificar a validade do seu passaporte durante todo o curso. É fundamental!

2. Mestrado oficial ou mestrado próprio? 🤔

O segundo passo tem a ver com o tipo de mestrado, na Espanha existem dois tipos: o mestrado oficial e o mestrado próprio.

  • O mestrado oficial é conhecido como mestrado universitário e é um mestrado habilitador para profissões como advogade, psicóloge, trabalhador/a da saúde ou professore do ensino médio. Dependendo dos créditos, entre 60, 90 ou 120, esse tipo de mestrado pode durar entre 1 e 2 anos.
  • Por outro lado, o seu mestrado próprio é um nível privado e que pode ser um grau de especialista ou um diploma universitário. Essa modalidade de mestrado pode durar alguns meses, 1 ou até 2 anos, dependendo do programa ou do tipo de curso e área que você deseja cursar.

3. Escolha o curso e a universidade ideais 🤓 👩‍🎓 👨‍🎓

Na Espanha, você pode escolher entre 3.567 programas de mestrado, 2.789 universidades públicas e 798 instituições privadas.

Em relação aos cursos, as macro áreas principais são: Ciência e Tecnologia, Comunicação, Economia, Ciências Humanas, Esporte, Meio Ambiente, Informática, Saúde, Trabalho e Turismo. Além disso, existem cursos profissionalizantes na área de cinema, moda, música, fotografia, gastronomia bem como cursos de laboratório ou enfermagem. Consulte algumas dessas experiências aqui, no nosso catálogo de cursos.

Depois de escolher seu curso, confira as universidades que o oferecem. Muitos cursos, por exemplo, são encontrados em cidades como Madrid, Barcelona, ​​Valência, Granada e Saragoça.

4. Solicitar o visto 🖹

A documentação é uma etapa fundamental, neste caso, a “tarjeta de estudiante extranero”. Esse é um documento imprescindível para ficar mais de 6 meses na Espanha, e já que os cursos de mestrado, geralmente, duram entre 1 e 2 anos. Portanto, você precisa solicitá-lo antes da viagem e depois da chegada é preciso retirá-lo, dentro de um mês após entrar na Espanha, em um consulado ou na embaixada espanhola em seu país. Não se esqueça disso!

5. Homologação de estudos anteriores 🎓

Você já deve saber, mas na Espanha a carreira universitária se divide em três ciclos: Graduação, Pós-graduação e Doutorado. O Mestrado faz parte da Pós-Graduação, portanto o principal requisito para acessar essa carreira é o grau de bacharel. Portanto, para fazer um mestrado na Espanha, é necessário que o nível de seus estudos seja equivalente aos estudos de grau universitário.

6. Outros requisitos importantes da Universidade 💪

Às vezes, apresentar título de estudo equivalente ao bacharelado é suficiente, mas, segundo a universidade, podem ser necessários outros requisitos. A Universidade pode pedir que você faça um teste de conhecimentos pré-admissão. Cada universidade tem seus próprios critérios de admissão de alunes, por isso recomendo que você consulte e entenda, detalhadamente, o plano de estudos de cada uma, onde estão todas as informações sobre os requisitos de admissão.

7. Planejamento financeiro e emocional 😎

Finalmente e não menos importante, estudar fora pede um bom planejamento financeiro, ou seja, levar em consideração os gastos mensais como aluguel, contas fixas da casa, telefone celular, alimentação e despesas pessoais. Você também pode usar técnicas e ferramentas especiais e gratuitas para se planejar financeiramente para fazer o mestrado no exterior.

Além de cuidar do bolso, é fundamental cuidar do seu lado emocional, então considere com antecedência o fato de que você estará longe de sua casa, da sua família, dos seus amigos e tenha em mente que terá que se adaptar a uma nova cultura.

De qualquer forma, esses são os requisitos que você basicamente deve levar em consideração se pretende fazer um mestrado na Espanha😊

Sabia que a gente do INMI te ajuda a fazer seu roadmap para planejar cada etapa de seus estudos na Europa? Pergunte mais e conte com a gente para realizar esse sonho!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

ÚLTIMOS POSTS

Fique por dentro das novidades

Assine a nossa newsletter mensal

Precisa de ajuda?

Peça já sua assessoría gratuita para montar o roadmap da sua viagem

POSTS RELACIONADOS

6 esportes populares do Reino Unido que você não conhecia!

Se você está pensando em ir ao Reino Unido para um intercâmbio e gosta de esportes ou quer continuar ativo, em forma ou apenas se divertindo, neste post vou te contar quais são os esportes mais populares no Reino Unido que você não sabia. Let’s go????

INMI 2021. Todos os direitos reservados.

FALE COM A GENTE

Valencia, Espanha
São Paulo, Brasil
hola@sar.ipj.mybluehost.me
+34 603 04 84 35
+55 (11) 99808 4228

PARTNERS & SPONSORS

desenvolvido por ALDEA

Perfeito!
Tudo pronto para a gente começar!

Já, já vamos te assignar a um(a) Community Manager :)

PLUS​

Para quem quer apertar os cintos e viajar​

  • Assessoría completa​ (1 hora por vídeo ou chamada)
  • Criação do seu roadmap​
  • Matrícula nas escolas e universidades​
  • Acompanhamento dos trâmites burocráticos
  • Busca de acomodação​
  • Acesso a descontos exclusivos​

149,90