7 passos para um CV Europass bem sucedido

Se você estiver indo para a Europa em busca de uma oportunidade de emprego ou quiser procurar um emprego por aqui durante o intercâmbio de estudos, você vai precisar de um CV no formato Europass.
Por isso, neste post, vou te explicar através de 5 passos como fazer um CV europeu e até mesmo torná-lo super bem sucedido.


1. Acesse o site oficial do Europass🖱️ 💻
O primeiro passo para escrever um CV no formato Europass é acessar o site oficial do Europass. Nele você pode selecionar o idioma e começar a criar seu CV Europass passo a passo. Você vai ver que é muito simples! 😉
São 29 idiomas disponíveis, mas meu conselho é escrever em inglês para que você possa ter muito mais oportunidades de trabalho.


2. Escreva suas experiências de forma simples e direta😎
O currículo Europass foi concebido para ser um formato mais reconhecível, familiar e direto. Portanto, é melhor que a informação que você incluir ali seja clara, direta e, portanto, muito eficaz. Para isso, minha dica é que resuma as experiências de trabalho, concentrando-se em qual foi seu papel no trabalho e o que conseguiu alcançar lá.
É importante que não seja muito detalhado nas explicações, por exemplo, informações sobre como conseguir o emprego, isso não é necessário para que seu currículo seja bem-sucedido e você certamente poderá informar o empregador imediatamente, durante uma possível entrevista.


3. Tenha cuidado com a ordem cronológica inversa ⌚
No currículo Europass, a ordem das experiências de trabalho, formação profissional e atividades de voluntariado é invertida.
Então, você tem que começar com a experiência mais recente e continuar com as anteriores. Se você teve interrupções significativas em sua experiência, você deve colocar uma explicação.


4. Avalie sua experiência de voluntariado 😊🤝
Se você colocou no seu currículo experiências em empresas muito grandes e importantes, não se esqueça da importância de suas experiências voluntárias. Então, se você fez alguma atividade de voluntariado ou participou de um projeto social, é muito importante indicar isso também no seu Europass.
Comprometer-se com uma questão social e ajudar os outros é um fato que os empregadores valorizam positivamente e por isso deve ser valorizado também no seu Europass. Mais ainda se você pensa em fazer uma experiência de voluntariado.


5. Avalie sua experiência no exterior ✈️
Se você já teve alguma experiência de estudo ou trabalho no exterior, é fundamental dar foco a esse aspecto também no seu currículo. Se você quiser saber mais, aqui eu explico porque fazer uma experiência no exterior vai dar um up no seu currículo.


6. Inclua suas habilidades linguísticas 🗣️
No currículo Europass existe uma seção importante com maior ênfase nas suas competências linguísticas. Portanto, além de colocar seu idioma nativo, é muito importante incluir os idiomas estrangeiros que você conhece e, caso os possua, os certificados que comprovam seu nível.
Por exemplo, a certificação oficial de espanhol como língua estrangeira, DELE, do Instituto Cervantes é a reconhecida certificação de conhecimento da língua castelhana.
Além disso, os níveis linguísticos que ele pede para você colocar são os da Tabela de Referência Europeia para línguas estrangeiras e variam do nível elementar A1 ao C2 mais alto.


7. Não se esqueça de suas habilidades e competências adquiridas 💪
Para além das competências linguísticas, o currículo Europass pede que acrescente também outras aptidões e competências pessoais que podem ser essenciais ao selecioná-lo para um emprego específico.
Então não se esqueça de incluir um curso de informática que você tenha feito no passado ou, por exemplo, qualquer tipo de treinamento ou workshop sobre um tema específico. Além disso, adicionar habilidades pessoais ou soft skills, como empatia, resolução de problemas e afins, são essenciais na hora de selecionar o candidato perfeito.

Agora que está claro, mãos à obra e comece a avaliar a sua experiência no currículo Europass!

Compartilhe:

ÚLTIMOS POSTS

Fique por dentro das novidades

Assine a nossa newsletter mensal

Precisa de ajuda?

Peça já sua assessoría gratuita para montar o roadmap da sua viagem

POSTS RELACIONADOS

3 lugares favoritos na minha primeira semana em Valência

Quer saber o que fazer na incrível cidade de Valência? Como aproveitar ao máximo a sua estadia? Com praias banhadas pelo sol, moradores amigáveis, marcos incríveis e festas loucas, Valência é uma das melhores cidades para visitar na Espanha e uma escolha maravilhosa para uma visita longa ou curta.

INMI 2021. Todos os direitos reservados.

FALE COM A GENTE

Valencia, Espanha
São Paulo, Brasil
hola@sar.ipj.mybluehost.me
+34 603 04 84 35
+55 (11) 99808 4228

PARTNERS & SPONSORS

desenvolvido por ALDEA

Perfeito!
Tudo pronto para a gente começar!

Já, já vamos te assignar a um(a) Community Manager :)

PLUS​

Para quem quer apertar os cintos e viajar​

  • Assessoría completa​ (1 hora por vídeo ou chamada)
  • Criação do seu roadmap​
  • Matrícula nas escolas e universidades​
  • Acompanhamento dos trâmites burocráticos
  • Busca de acomodação​
  • Acesso a descontos exclusivos​

149,90