5 dicas gratuitas para aprender o idioma antes de fazer o interc√Ęmbio!

√Č verdade que assim que quando se vai estudar fora e estando imerse em uma nova cultura, √© muito prov√°vel que voc√™ aprenda o novo idioma apenas vivendo nesse novo pa√≠s durante o interc√Ęmbio. Mas hoje te conto 5 raz√Ķes do porqu√™ √© essencial aprender um pouco desse novo idioma antes de partir para o interc√Ęmbio e como isso vai fazer a diferen√ßa!


Pra isso, contamos com a ajuda da Ligia Zeid, professora de inglês e espanhol, da Escola Inglês Independente, com quem conversamos nesse INMI Talks e contou para gente essas dicas de ouro de como melhorar o aprendizado do idioma antes da tão esperada viagem. Confira!

Mari, community manager no INMI conversa com Ligia Zeid, professora de inglês e espanhol na Escola Inglês Independente

1. Comece pelo menos um ano antes ūüí™

Segundo a Ligia, √© uma √≥tima ideia fazer um curso intensivo bem cedo e com bastante anteced√™ncia da viagem, mas como nem todo mundo tem essa disponibilidade de tempo e dinheiro, o tempo ideal para come√ßar a se preparar antes do interc√Ęmbio √© estudar pelo menos 1 ano antes.

Lembrando que isso vai depender do ritmo de cada um e tamb√©m do seu objetivo: se o seu interc√Ęmbio √© para estudar idiomas, um n√≠vel b√°sico ou de sobreviv√™ncia, ser√° o suficiente. Mas se voc√™ vem para fazer um mestrado ou um doutorado, por exemplo, melhor seria que venha com um n√≠vel mais avan√ßado do idioma para poder tirar o m√°ximo proveito das aulas.

2. Ou√ßa, repita e n√£o tenha vergonha de perguntar ūüėé

A gramática de um idioma pode ser difícil de aprender, mas no final existem regras que você tem que praticar, muitas vezes, a parte mais difícil acaba sendo o vocabulário. Mas quanto mais vocabulário você souber, mais facilidade e fluidez vai ter na comunicação.

E vale sempre lembrar: se, às vezes, a gente não consegue entender tudo, nem mesmo em português, imagine em outro idioma que não seja o seu idioma nativo! Então não se preocupe e esqueça a vergonha de perguntar, já que é natural não entender algumas coisas. Nesse caso, peça para repetir e pergunte sempre!

Afinal, aprender um idioma é um processo contínuo, você vai aprendendo passo a passo, então não tenha pressa e se deixe levar pelo fluxo de aprendizagem.

Mari, community manager no INMI conversa com Ligia Zeid, professora de inglês e espanhol na Escola Inglês Independente

3. Escolha o idioma que voc√™ mais gosta ūüėć

Sabemos muito bem que existem diferen√ßas de sotaque, vocabul√°rio e express√Ķes pr√≥prias de cada idioma, de acordo com o pa√≠s, os idiomas podem variar bem.

Em ingl√™s, apesar das not√°veis ‚Äč‚Äčdiferen√ßas de sotaque entre o ingl√™s estadunidense, o irland√™s e o brit√Ęnico, existem poucas diferen√ßas de vocabul√°rio ou ortografia, por exemplo.

No caso do espanhol, a diferença entre os países latinos e a Espanha vai muuuuuito além do sotaque! Isso não significa que você não vai entender, mas quando se trata de aprender é super importante que você escolha o idioma que mais gosta, com vocabulário e jargão próprios! A motivação é um componente importante no aprendizado!

4. Treine o ouvido ouvindo atentamente ūüĎāūüéß

Bem isso! Sabia que para aprender um idioma é muito importante treinar o ouvido?

As ferramentas mais utilizadas s√£o m√ļsicas, filmes, s√©ries e at√© podcasts em outros idiomas. A m√ļsica √© essencial, at√© mesmo para se conectar com a cultura local. Outra dica √© assistir os filmes e s√©ries desse pa√≠s, uma boa coisa √© incluir o idioma original com as legendas no mesmo idioma, o que facilita muito a memoriza√ß√£o do vocabul√°rio e a compreens√£o da estrutura do idioma.

Mari, community manager no INMI conversa com Ligia Zeid, professora de inglês e espanhol na Escola Inglês Independente

5. Apaixone-se pelo idioma ūü•į

Para aprender uma língua você definitivamente tem que se apaixonar por ela, caso contrário você não vai aprendê-la.

Pois √©, isso porque aprender tem que ser uma atividade prazerosa, √© como assistir a um bom filme ou ouvir aquela m√ļsica viciante! E isso vai tornar esse processo menos chato e muito mais natural!


Agora √© a sua vez, coloque essas dicas em pr√°tica e voc√™ vai se surpreender como v√£o te ajudar no aprendizado antes de ir para o interc√Ęmbioūüí™


Sabia que a gente do INMI oferece um cat√°logo de cursos de ingl√™s ou espanhol para aprender em imers√£o na Europa e muitos outros pa√≠ses? Pergunte para a gente e escolha j√° a sua experi√™ncia internacional! ūüíú‚úą

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

√öLTIMOS POSTS

Fique por dentro das novidades

Assine a nossa newsletter mensal

Precisa de ajuda?

Peça já sua assessoría gratuita para montar o roadmap da sua viagem

POSTS RELACIONADOS

INMI 2021. Todos os direitos reservados.

FALE COM A GENTE

Valencia, Espanha
S√£o Paulo, Brasil
hola@sar.ipj.mybluehost.me
+34 603 04 84 35
+55 (11) 99808 4228

PARTNERS & SPONSORS

desenvolvido por ALDEA

Perfeito!
Tudo pronto para a gente começar!

J√°, j√° vamos te assignar a um(a) Community Manager :)

PLUS‚Äč

Para quem quer apertar os cintos e viajar‚Äč

  • Assessor√≠a completa‚Äč (1 hora por v√≠deo ou chamada)
  • Cria√ß√£o do seu roadmap‚Äč
  • Matr√≠cula nas escolas e universidades‚Äč
  • Acompanhamento dos tr√Ęmites burocr√°ticos
  • Busca de acomoda√ß√£o‚Äč
  • Acesso a descontos exclusivos‚Äč

149,90